quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Ayurveda e os horários do dia...

Texto adaptado do Manual de instruções para o bom viver.
http://ayurviver.wordpress.com/ayurveda/manual-de-instrucoes-para-o-bem-viver-a-rotina-diaria/
Então, o enfoque é observar cuidadosamente os horários críticos dos doshas harmonizando-se com suas características fisiológicas: 
Kapha I – 6-10 h – tendência ao peso físico e lentidão mental
Kapha II 18-22 h 
I pela manhã – acordar antes do horário kapha, exercícios, café da manhã; (para não agravar o kapha) Se você dormir após 06:00, será mais difícil de se levantar e provavelmente se sentirá meio grogue. Alimentos ingeridos neste período não serão digeridos bem; portanto devem ser leves.
II à noite – jantar leve, caminhada leve, evitar fortes estimulos, dormir. (se entregar ao sono!)
Pitta I– 10-14 h – incremento da força digestiva durante o dia e limpeza metabólica à noite
Pitta II- 22-2 h 
pela manhã – o metabolismo aumenta seu ritmo até chegar ao seu ápice ao meio dia, quando se recomenda uma refeição reforçada as 12:00 h; (aproveita ajuda do pitta dosha)
à noite – dormir em torno de 22 h para favorecer a limpeza de impurezas e toxinas do organismo. Horário de sonhos ativos e coloridos, sono profundo. Ficar acordado neste horário vai gastar muita energia que fara falta no dia seguinte. 
Vata I – 2- 6 h – tendência a agilidade mental durante a manhã e à tarde
Vata II 14-18 h
pela manhã – Corresponde à ascendente corrente universal de energia, e este horário é usado ​​por praticantes de meditação para atingir estados espirituais elevados. Desta forma, eles conseguem ficar durante todo o dia focados na energia concentrada . Se você dormir após 06:00, você cai no tempo letárgico de Kapha. 
de tarde – Horário de maior movimento e atividade. O jantar deve ser mais leve do que o almoço. A atividade mental e conversas neste momento devem ser leves e agradáveis.
Ignorar estas leis é favorecer à doença!
 Buscar a harmonia com elas é proporcionar ao corpo – abrigo do espírito – uma forma de manifestar a plenitude de seu poder, inclusive no auxílio do processo de crescimento, evolução  e auto-cura.

Nenhum comentário: