sábado, 6 de novembro de 2010

I Simpósio de Cultura Védica em Nova Gokula!

I Simpósio de Cultura Védica
De 13 a 15 de novembro
Local: Fazenda Nova Gokula- Pindamonhangaba- SP
Área de preservação ambiental na Serra da Mantiqueira

Yoga
Ayurveda
Filosofia Védica
Mantras
Vegetarianismo
Astrologia Védica
Rituais Sagrados


Programação:

Sábado, 13/11:

8h – Recepção no restaurante Gokula, com café da manhã, até as 9h30;

10h às 12h – Seminário de Filosofia Védica, com Loka Saksi Dasa -  Mestre em Ciência da Religião, Professor de Filosofia, iniciado na tradição Vaishnava como sacerdote brahmana por A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada;

12h – Almoço;

14h às 15h45 – Seminário  de Yoga, com Keli Parayana Dasa - Professor de Hatha Yoga, formado pela UCY Union Cordobeza de Yoga, Argentina, formado em Ayurveda, pelo Ganga Spa Ayurvedico de Nova Gokula, iniciado na tradição Vaishnava como sacerdote brahmana por Hridayananda Das Goswami Srila Acharyadeva;

16h – 17h45 – Seminário de práticas sacerdotais – rituais e cerimônias sagradas, comRama Putra Das - Sacerdote brahmana iniciado na tradição Vaishnava por Hridayananda Das Goswami Srila Acharyadeva;

19h – Jantar.


Domingo, 14/11:

6h – Meditação com mantra;
7h30 – Govinda – cerimônia no templo;
8h – Desjejum; 
9h – 12h – Seminário sobre Saúde e Ayurveda, com Keli Parayana Dasa - Professor de Hatha Yoga, formado pela UCY Union Cordobeza de Yoga, Argentina, formado em Ayurveda, pelo Ganga Spa Ayurvedico de Nova Gokula, iniciado na tradição Vaishnava como sacerdote brahmana por Hridayananda Das Goswami Srila Acharyadeva;

 12h – Almoço;

14h – 18h – Seminário de Astrologia Védica, com Gunesvara Dasa - Professor de Astrologia Védica, iniciado na tradição Vaishnava como sacerdote brahmana por A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupadae Adwaita Chandra Das - Professor de Astrologia Védica,  iniciado na tradição Vaishnava como sacerdote brahmana por Hridayananda Das Goswami Srila Acharyadeva;

18h – 20h – Jantar.


Segunda, 15/11:

6h – Meditação com mantra;
7h30 – Govinda – cerimônia no templo;
8h – Desjejum;
9h – Caminhada;
11h – Debates, apresentação de trabalhos ou experiências e encerramento;
12h30 – Almoço;
14h30 –18h – Atendimentos de Astrologia Védica, Ayurveda, e Florais.

Investimento*:
Com alojamento – R$ 450,00; ( vagas limitadas)
Sem alojamento   – R$ 330,00.
 *Incluídas alimentação e participação em todas as atividades e seminários.


Reservas e informações:


Adwaita Chandra: (61) 9137 – 5913;

Vanavihari : (61) 9155 – 1307.
 
Opções de hospedagem:

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Dieta para o Kapha Dosha!

DIETA PARA KAPHA
Para o Biotipo Kapha a melhor dieta será aquela com alimentos quentes, leves e secos e, em contrapartida, deve abandonar os alimentos frios, pesados e oleosos, preferindo os sabores (rasa), picante (katu), amargo (tikta) e adstringente (kashaya). Como a maioria dos alimentos é de sabor doce (madhura), Kapha deve ingerir menos, pouca quantidade de alimentos. A sua principal terapia dietética é comer menos e ingerir mais ervas, as quais, em geral, tendem a aumentar a temperatura.
§        Tomar apenas três refeições por dia sendo a principal ao meio-dia. As outras duas devem ser bem mais leves do que o almoço.
§        Não comer à noite e fazer mono dieta (jejum), ao menos, um dia por semana.
§        Pode dispensar o café-da-manhã, tomando apenas um chá ao despertar e um lanche leve às 10 h. Comer no máximo até o horário do entardecer.
§        Nunca dormir logo após ingerir alimentos.
§        Deve prestar um cuidado especial para nunca utilizar o alimento de consolo emocional; para sentir-se amado ou seguro, ou como apego.
As frutas aumentam a água do organismo e podem causar mais formação de muco. Portanto, devem ser consumidas com moderação, sempre cozidas e nunca associadas a outros alimentos.
Algumas frutas são leves, e o suco de frutas ácidas como o limão e grapefruit pode ajudar a reduzir a gordura (ama) e dissolver o muco (adoçadas com mel, nunca com açúcar). 
Frutas doces devem ser evitadas pois inibem o fogo digestivo (agni).
Vegetais leves e secos são bons para Kapha. A cenoura e o aipo são diuréticos. Mas todos os vegetais devem ser ingeridos em temperatura quente, preferivelmente cozidos no vapor e condimentados com temperos picantes (katu), que contraria a tendência fria dos vegetais. 
Um bom prato para Kapha é composto de grãos integrais e vegetais cozidos. Pães tendem a aumentar o Kapha pois são formadores de muco.
O arroz pode ser substituído por flocos de arroz, mais leves, que podem ser consumidos no café-da-manhã associado a ervas picantes e quentes.
Os feijões são indicados, pois são secos e aumentam Vata. O tofu é uma das fontes mais seguras de proteína para Kapha, sendo indicado no lugar de laticínios, carnes e nozes (estas última é muito oleosa para Kapha).
Nozes e sementes devem ser consumidas moderadamente, preferíveis à carne e os laticínios.
Óleos devem ser ingeridos em muito pouca quantidade. Os leves como o de girassol são os melhores. A gordura animal (toucinho, banha, etc.) deve ser abandonada definitivamente.

Os laticínios, com exceção de buttermilk e leite de cabra, devem ser abandonados pelo Kapha pois são formadores de muco, promovem congestão e podem causar alergias. O leite de soja pode ser usado como substituto.
O Biotipo Kapha não sofre de deficiência de tecidos, portanto, pode deixar de lado os alimentos vindos  de produtos animais. As carnes brancas são as mais indicadas, mas, as gorduras devem ser retiradas. 
O mel tem propriedades expectorantes e secantes quando consumidos por um tempo considerável, e pode ser consumido por Kapha, desde que também seja prudente no consumo de outros alimentos doces na sua dieta diária. O consumo excessivo de doces é a principal causa de doenças no tipo Kapha.
Todos os temperos são bons para Kapha incluindo os muito picantes. O sabor picante (katu) aumenta o metabolismo e previne o acúmulo de gordura e água nos tecidos. Por outro lado, o sal deve ser evitado, exceto em pequenas quantidades durante o verão ou quando Kapha esteja transpirando muito.
Kapha não necessita de grandes quantidades de água e deve abandonar completamente a ingestão de  água gelada. Pode tomar chá regularmente de ervas picantes como o gengibre e canela, adstringentes como a alfafa, dente de leão, hibiscos e raiz de chicória. Podem ser adoçados com mel, mas açúcar e leite não devem ser usados freqüentemente. O café pode ser tomado ocasionalmente.



Bom apetite, e muita atenção!

Introdução aos conceitos de Prakruti e Vikruti

Conceito de Prakruti e Vikruti
Segundo o Ayurveda, a nossa constituição básica é determinada no momento da concepção. Esta Constituição é chamado Prakruti. O termo Prakruti é uma palavra sânscrita que significa, a natureza "," criatividade ", ou "A primeira criação ". Um conceito muito importante do Ayurveda é que Prakruti é uma constituição básica e fixa ao longo da nossa vida. A combinação dos Doshas Vata, Pitta e Kapha que estava presente no indivíduo no momento da concepção é mantida como pano de fundo durante toda sua vida. Este é o seu ponto de base. Observe que pessoas diferentes podem ter diferentes combinações de Vata, Pitta e Kapha como sua constituição básica ou Prakruti. É assim que Ayurveda pode explicar as sutis diferenças entre os indivíduos e explica por que cada pessoa é única e como duas pessoas podem reagir de maneira muito diferente quando expostas a um mesmo ambiente ou estímulo. Nossa Prakruti é unica, algo assim como nossa impressão digital ou DNA.  
Desta forma, a fim de compreendermos adequadamente uma pessoa, é necessário determinar a sua Prakruti. Teoricamente, a nossa constituição primária Prakruti permanece fixa em toda a nossa vida. Infelizmente, usualmente não é isto que acontece. Cada pessoa é submetida à uma interação constante com seu ambiente, que afetam a sua constituição, a qualquer momento. O organismo vai tentar manter um equilíbrio dinâmico; o equilíbrio com o ambiente, muitas vezes comprometendo seu natural equilíbrio. Sua condição atual é chamada de Vikruti. Embora Vikruti reflita a sua capacidade de ajuste às influências da vida e esteja sempre mudando, esta deve corresponder ao seu Prakruti, ou constituição inata, o tanto quanto possível. Se a proporção atual de nossos Doshas difere significativamente da nossa proporção constitucional de nascença, isto vai indicar desequilíbrios, que por sua vez podem nos levar à doença. Ayurveda ensina que o Vikruti pode ser alterado por meio de observação de dieta específica, e por prática diária de meditação, de modo a aproximarmos o máximo possível de nossa Prakruti ou o estado natural onde desfrutamos de saúde perfeita.

Benefícios e tipos de Shirodhara!

Uma das terapias do Ayurveda mais prazeirosas e mais popular, difundida em alguns dos melhores spas do mundo. Trata-se da aplicação terapêutica de um fluxo contínuo de um líquido morno, por tempo pré-determinado, na testa do cliente, entre as sobrancelhas, bem no meio da testa.

Existem diferentes alternativas ao terapeuta, no sentido de como preparar mecanismos simples e estéticos de shirodhara. Inclui também a aplicação de diferentes técnicas de shirodhara (em rigor da tradução: shirah significa cabeça; e dhara, fluxo contínuo).
Temos vários tipos de Shirodhara. São eles:

Taila dhara – Fio contínuo de óleo na testa
Ksheera dhara – Fio contínuo de leite na testa

Entre aplicações e os benefícios do Shirodhara se incluem:

- Distúrbios relacionados e localizados na região da cabeça, pescoço, olhos, ouvidos, nariz e garganta, e doenças do sistema nervoso como paralisia e paralisia facial.

- É conhecido como tratamento eficaz para a esquizofrenia e epilepsia, claro com o auxílio de outros medicamentos específicos.

- Tratamento de enxaquecas, insónias e falta de concentração.

- Fortalece o metabolismo e o sistema nervoso, melhora a digestão, o sono durante a noite e os órgãos sensoriais.

- Ajuda a manter o equilíbrio do corpo e a mente, e aumenta a capacidade da memória.

- Nutre o cabelo em particular e rejuvenesce o corpo em geral.

- Nutre os líquidos seminais e o sangue, trazendo mais força e amor à união conjugal.

_ Promove profundo relaxamento. Indiretamente melhora a excreção dos dejetos naturais do corpo.

Marque um atendimento, 11 2339 2175