terça-feira, 17 de agosto de 2010

Dieta para o Kapha Dosha!

DIETA PARA KAPHA
Para o Biotipo Kapha a melhor dieta será aquela com alimentos quentes, leves e secos e, em contrapartida, deve abandonar os alimentos frios, pesados e oleosos, preferindo os sabores (rasa), picante (katu), amargo (tikta) e adstringente (kashaya). Como a maioria dos alimentos é de sabor doce (madhura), Kapha deve ingerir menos, pouca quantidade de alimentos. A sua principal terapia dietética é comer menos e ingerir mais ervas, as quais, em geral, tendem a aumentar a temperatura.
§        Tomar apenas três refeições por dia sendo a principal ao meio-dia. As outras duas devem ser bem mais leves do que o almoço.
§        Não comer à noite e fazer mono dieta (jejum), ao menos, um dia por semana.
§        Pode dispensar o café-da-manhã, tomando apenas um chá ao despertar e um lanche leve às 10 h. Comer no máximo até o horário do entardecer.
§        Nunca dormir logo após ingerir alimentos.
§        Deve prestar um cuidado especial para nunca utilizar o alimento de consolo emocional; para sentir-se amado ou seguro, ou como apego.
As frutas aumentam a água do organismo e podem causar mais formação de muco. Portanto, devem ser consumidas com moderação, sempre cozidas e nunca associadas a outros alimentos.
Algumas frutas são leves, e o suco de frutas ácidas como o limão e grapefruit pode ajudar a reduzir a gordura (ama) e dissolver o muco (adoçadas com mel, nunca com açúcar). 
Frutas doces devem ser evitadas pois inibem o fogo digestivo (agni).
Vegetais leves e secos são bons para Kapha. A cenoura e o aipo são diuréticos. Mas todos os vegetais devem ser ingeridos em temperatura quente, preferivelmente cozidos no vapor e condimentados com temperos picantes (katu), que contraria a tendência fria dos vegetais. 
Um bom prato para Kapha é composto de grãos integrais e vegetais cozidos. Pães tendem a aumentar o Kapha pois são formadores de muco.
O arroz pode ser substituído por flocos de arroz, mais leves, que podem ser consumidos no café-da-manhã associado a ervas picantes e quentes.
Os feijões são indicados, pois são secos e aumentam Vata. O tofu é uma das fontes mais seguras de proteína para Kapha, sendo indicado no lugar de laticínios, carnes e nozes (estas última é muito oleosa para Kapha).
Nozes e sementes devem ser consumidas moderadamente, preferíveis à carne e os laticínios.
Óleos devem ser ingeridos em muito pouca quantidade. Os leves como o de girassol são os melhores. A gordura animal (toucinho, banha, etc.) deve ser abandonada definitivamente.

Os laticínios, com exceção de buttermilk e leite de cabra, devem ser abandonados pelo Kapha pois são formadores de muco, promovem congestão e podem causar alergias. O leite de soja pode ser usado como substituto.
O Biotipo Kapha não sofre de deficiência de tecidos, portanto, pode deixar de lado os alimentos vindos  de produtos animais. As carnes brancas são as mais indicadas, mas, as gorduras devem ser retiradas. 
O mel tem propriedades expectorantes e secantes quando consumidos por um tempo considerável, e pode ser consumido por Kapha, desde que também seja prudente no consumo de outros alimentos doces na sua dieta diária. O consumo excessivo de doces é a principal causa de doenças no tipo Kapha.
Todos os temperos são bons para Kapha incluindo os muito picantes. O sabor picante (katu) aumenta o metabolismo e previne o acúmulo de gordura e água nos tecidos. Por outro lado, o sal deve ser evitado, exceto em pequenas quantidades durante o verão ou quando Kapha esteja transpirando muito.
Kapha não necessita de grandes quantidades de água e deve abandonar completamente a ingestão de  água gelada. Pode tomar chá regularmente de ervas picantes como o gengibre e canela, adstringentes como a alfafa, dente de leão, hibiscos e raiz de chicória. Podem ser adoçados com mel, mas açúcar e leite não devem ser usados freqüentemente. O café pode ser tomado ocasionalmente.



Bom apetite, e muita atenção!

Nenhum comentário: